terça-feira, 22 de setembro de 2015

Uma Super Lua acontecerá no fim de setembro, e algo raro chamará a atenção nesse dia!


No dia 27 de setembro de 2015, além da Super Lua, teremos um Eclipse Lunar Total!
Muitos observadores chamaram a Lua Cheia do final de agosto de Super Lua, isso porque foram menos de 24 horas que separaram o momento em que ela ficou 100% iluminada (cheia) e o momento do perigeu (máxima aproximação com a Terra). E se essa Lua Cheia já chamou a atenção de muita gente, no dia 27 de setembro de 2015 será ainda melhor! Mas por que?

A Lua Cheia de 27 de setembro estará a menos de uma hora da máxima aproximação da Lua com a Terra, portanto, ela parecerá ainda maior no céu noturno, e pra fechar com chave de ouro, nessa mesma noite teremos um Eclipse Lunar Total! Serão dois grandes eventos astronômicos numa única noite! Além do mais, pra tudo ficar ainda melhor, esse Eclipse Lunar Total do dia 27 de setembro de 2015 será visível em grande parte do mundo, inclusive em todo Brasil!
Na internet encontramos informações de que esse Eclipse Lunar acontecerá no dia 28 de setembro, mas isso por que de acordo com o horário internacional (UTC) já será dia 28 de setembro. Mas não se engane, pois no Brasil será dia 27 de setembro.
Também conhecida como Lua de Sangue, esse Eclipse Lunar será o último da tétrade atual. O primeiro Eclipse da Tétrade aconteceu no dia 15 de abril de 2014; o segundo no dia 8 de outubro de 2014; o terceiro no dia 4 de abril de 2015, e o último será agora, no dia 27 de setembro de 2015.
O que é a Tétrade de Eclipses Lunares?

A Tétrade de Eclipses Lunares é uma série de quatro Elipses Lunares Totais que acontecem em uma determinada época. A última Tétrade foi em 2003 e 2004, e só acontecerão mais sete tétrades como essa no século atual.


Algo ruim vai acontecer no dia 27 de setembro de 2015?

Não. Será apenas mais um Eclipse Lunar Total, um evento que sempre ocorreu e continuará acontecendo em determinadas épocas. No passado remoto, quando a sociedade não tinha um bom entendimento dos eventos celestes, os Eclipses eram vistos como presságio de desastres, assim como os cometas. Além disso, um livro publicado 2013 por John Hagee, intitulado "As Quatro Luas de Sangue: Algo está prestes a mudar", fez com que superstições como essa ganhassem ainda mais força.
                       
Lua de Sangue
Na verdade, o termo Lua de Sangue se refere a tonalidade avermelhada que a Lua ganha em alguns Eclipses Lunares Totais (não em todos). Portanto, o correto seria chamar um Eclipse Lunar Total de "Lua de Sangue" apenas se ele já aconteceu, e se a Lua realmente ganhou a famosa coloração avermelhada, pois não há como ter certeza se isso vai ou não acontecer

Então, se a Super Lua de agosto já chamou a sua atenção, prepare-se para a Super Lua com Eclipse Lunar Total do dia 27 de setembro, pois será um verdadeiro espetáculo!
Galeria do Meteorito - Fátima Regina
TEMPLO DO SOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário